ORIXÁS


ORIXÁS
VAMOS FALAR UM POUCO DE CADA UM MANDE SUGESTÕES




DOMINGO
Ibêjis e Logun’ Edé
SEGUNDA
Exu e Obaluaê
TERÇA
Ogum, Ewá, Oxumarê e Nanã
QUARTA
Iansã, Xangô e Obá
QUINTA
Oxóssi e Ossain
SEXTA
Oxalá
SÁBADO
Oxum e Iemanjá


OGUM


Ogum orixá guerreiro, só deve invocá-lo se realmente for necessário, inventor das ferramentas com material base de ferro fundido para facilitar a abertura dos caminhos em seu tempo e deixou para toda humanidade suas habilidades de inventar e com seus inventos facilitar a vida humana.

Guerreiro e defensor de muitas demandas não teme a nada, defensor dos indefesos, justos benevolente, destemido, estratégico....

• Dia da semana terça feira

• Elementos – terra / fogo

• ANIMAL Cavalo

• Suas vestes azul cobalto - o azul exato é o da chama do fogo

• Cores predominantes de suas guias no candomblé o azul marinho – na umbanda o vermelho pode ser usado tb o branco depende do reino que trabalha e para qual orixá .

• PRESENTES FAVORITOS -Flores vermelhas, Velas, Charutos, suas Comidas e Bebidas

• RECEBE OFERENDAS - Nos caminhos e estradas de ferro; no centro das encruzilhadas.

• QUINZÍLIA - lugares fechados, Quiabo

• PEDRAS -Lápis-lazúli, topazio azul.

• PERFUMES Drakkar, silvestre, Eau Sauvage.

Como usar: no corpo inteiro, às terças, alternando a cada semana.

• TALISMÃ Fio de miçangas azul-marinho, banhado em água de folha de alevante.

• PLANTAS Beldroega, Caruru, Espada de Ogum, Guiné.

• Sua saudação ogum ieê

• Comida –feijoada -Pipoca (doburu), feijão e inhame assados, com azeite-de-dendê. Adalu, Angú com miúdos, Vatapá, Guisado de Carne, Farofa

• Bebida cerveja branca

• OFERENDA Inhame assado ou cozido e feijão ferventado, colocado em estrada.

• Símbolo – espada –faca- pa – alavanca –picareta –enxada –machado - ferramentas em ferro fundido

• Seu domínio - guerra – conquistas, progresso, metalurgia.

• No catolicismo –São Jorge – 23/04

• São Sebastião 20/01

Outras falanges – ogum beira mar – ogum 7 lanças – ogum 7 cachoeiras – ogum 7 espadas – ogum 7 escudos – ogum rompe mato –ogum yara – entre outros

Onde estiver um Ogum, lá estarão os olhos da Lei, mesmo que seja um “caboclo” de Ogum, avesso às condutas liberais dos freqüentadores das tendas de Umbanda, sempre atento ao desenrolar dos trabalhos realizados, tanto pelos médiuns quanto pelos espíritos incorporadores.

No Tarot – O nº 11 fala fala do pecado, um passo além dos 10 mandamentos. Características: força moral, coragem, auto-disciplina, controle, obstinação, violência suave, diplomacia. A mensagem é: As batalhas mais importantes você trava em seu íntimo, com ou sem afeto.-

• ERVAS

• Açoita-cavalo – Ivitinga: Erva de extraordinários efeitos nas obrigações, nos banhos de descarrego e sacudimentos pessoais ou domiciliares. Muito usada na medicina caseira para debelar diarréias ou disenterias, e usada também no reumatismo, feridas e úlceras.

AÇOITA-CAVALO

Nome cientifico: Luehea divaricata

Tamanho: 15 a 25m de altura.

Ocorrência: Minas Gerais e Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul.

Características: Espécie comum em florestas secundárias. Flores brancas ou rosas. De seus galhos se fazem cestos e açoites para cavalo. Da sua casca se retira o tanino, para curtir couro. Indicada para recuperação de áreas degradadas por ser resistente.

• Aroeira: É aplicada nas obrigações de cabeça, e nos sacudimentos, nos banhos fortes de descarrego e nas purificações de pedras. Usada como adstringente na medicina caseira, apressa a cura de feridas e úlceras, e resolve casos de inflamações do aparelho genital.

• Cana-de-macaco : Usada nos abô de filhos, que estão recolhidos para feitura de santo. Esse Cabeluda-bacuica : s filhos tomam duas doses diárias. Meio copo sobre o almoço e meio sobre o jantar.

• Canjerana – Pau-santo: Em rituais é usada a casca, para constituir pó, que funcionará como afugentador de eguns e para anular ondas negativas. Seu chá atua como antifebril, contra as diarréias e para debelar dispepsias. O cozimento das cascas também é cicatrizador de eridas.

• Erva-tostão: Aplicada apenas em banhos de descarrego, usando-se as folhas. A medicina popular a utiliza contra os males do fígado, beneficiando o aparelho renal.

• Helicônia: Utilizada nos banhos de limpeza e descarrego e nos abô de ori, na feitura de santo e nos banhos de purificação dos filhos do orixá Ogum. A medicina caseira a indica como debelador de reumatismo, aplicando-se o cozimento de todas a planta em banhos quentes. O resultado é positivo.

• Jabuticaba: Usada nos banhos de limpeza e descarrego, os banhos devem ser tomados pelo menos quinzenalmente, para haurir forças para a luta indica o cozimento da entrecasca na cura da asma e hemoptises.

• Jambo-amarelo: Usado em quaisquer as obrigações de cabeça e nos abô. São aplicadas as folhas, nos banhos de purificação dos filhos do orixá do ferro. A medicina caseira usa como chá, para emagrecimento.

• Jambo-encarnado: Aplicam-se as folhas nos abô, nas obrigações de cabeça e nos banhos de limpeza dos filhos do orixá do ferro. Tem uso no ariaxé (banho lustral).

• Japecanga: Não tem aplicação nas obrigações de cabeça, nem nos abô relacionados com o orixá. A medicina caseira aconselha seu uso como depurativo do sangue, no reumatismo e moléstias de pele.

• losna: Emprega-se nos abô e nos banhos de descarrego ou limpeza dos filhos do orixá a que pertence. É usada pela medicina caseira como poderoso vermífugo, mais articularmente usada na destruição das solitárias, usando-se o chá. É energético tônico e debeladora de febres.

• Poincétia: Emprega-se em qualquer obrigação de ori, nos abô de uso externo, da mesma sorte nos banhos de limpeza e purificação dos filhos do orixá. A medicina caseira só o aponta para exterminar dores nas pernas, usando em banhos.

• Tanchagem: Participa de todas as obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de purificação de filhos recolhidos ao ariaxé. É axé para os assentamentos do orixá do ferro e das guerras. Muito aplicada no abô de ori. A medicina popular ou caseira afirma que a raiz e as folhas são tônicas, antifebris e adstringentes. Excelente na cura da angina e da cachumba.

• Vassourinha-de-igreja: Entra nos sacudimentos de domicílio, de local onde o homem exerce atividades profissionais . não possui uso na medicina popular.

GUANXUMA, VASSOURINHA-DOCE, VASSOURINHA-DE-IGREJA

Arbusto muito comum. A bibliografia o consagra a OGUM. Todavia, no Sul, como todas as vassouras, são dedicadas a OMULU/OBALUAIÊ.e qualquer modo, são importantíssimas no culto para sacudimento e para espargir uas de cheiro nos ambientes.Não possui uso na medicina popular.

• Açucena-rajada – Cebola-cencém: Sua aplicação nas obrigações é somente do bulbo.Esta cebola somente é usada nos sacudimentos domiciliares. A medicina caseira utiliza as folhas como emoliente.

• Agrião: excelente alimento. Sem uso ritualístico. Tem um enorme prestígio no tratamento das doenças respiratórias. Usado como xarope põe fim às tosses e bronquites, é expectorante de ação ligeira.

• Arnica-erca lanceta: É empregada em qualquer obrigação de cabeça, nos abô de purificação dos filhos do orixá Ogum. Excelente remédio na medicina caseira, tanto interna como externamente, usado nas contusões, tombos, cortes e lesões, para recomposição dos tecidos.

• Cabeluda-bacuica : Tem aplicações em vários atos ritualísticos, tais como ebori, simples ou completo, e é parte dos abô. Usado igualmente nos banhos de purificação

• Porangaba: Entra em quaisquer obrigações e, igualmente, nos abô. No tratamento popular é usada como tônico e importante diurético.

• Sangue-de-dragão : Tem aplicações de cabeça, nos banhos de descarrego e nos abô. Não possui uso na medicina popular.

• São-gonçalinho: É uma erva santa, pelas múltiplas aplicações ritualísticas a que está sujeita. Na medicina caseira usa-se como antitérmico e para combater febres malignas, em chá.

• Óleo-pardo: Planta utilizada apenas em banhos de descarrego. De muito prestígio na medicina caseira. Cozimento da raiz é indicado para curar úlceras e para matar bernes de animais.

• Piri-piri: A única aplicação litúrgica é nos banhos de descarrego. É extraordinário anti- hemorrágico. Para tanto, os caules secos e reduzidos a pó, depois de queimados, estancam hemorragias. O mesmo pó, de mistura com água e açúcar extermina a disenteria.

• Jatobá – Jataí: Erva poderosa, porém sem aplicação nas cerimônias do ritual. Somente é usada como remédio que se emprega aos filhos recolhidos para obrigações de longo prazo. Ótimo fortificante. Não possui uso na medicina popular.

• Jucá: Não tem emprego nas obrigações de ritual. No uso popular há um cozimento demorado, das cascas e sementes, coando e reservando em uma garrafa, quando houver ferimentos, talhos e feridas.

• Limão-bravo: Tem emprego nas obrigações de ori e nos abô e, ainda nos banhos de limpeza dos filhos do orixá. O limão-bravo juntamente com o xarope de bromofórmio, beneficia brônquios e pulmões, pondo fim às tosses rebeldes e crônicas.

• Grumixameira: Aplicado em quaisquer obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de purificação dos filhos do orixá. A arte de curar usada pelo povo indica o cozimento das folhas em banhos aromáticos e na cura do reumatismo. Banhos demorados eliminam a fadiga nas pernas.

• Guarabu – Pau-roxo: Aplicado em todas as obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de purificação dos filhos de Ogum. Usa-se somente as folhas que são aromáticas. A medicina caseira indica o chá das folhas, pois este possui efeito balsâmico e fortificante.

• Carqueja: Sem uso ritualísticos. A medicina caseira aponta esta erva como cura decisiva nos males do estômago e do fígado. Também tem apresentado resultado positivo no tratamento da diabetes e no emagrecimento.

• Crista-de-galo – Pluma-de-princípe: Não tem emprego nas obrigações do ritual. A medicina caseira a indica para curar diarréias.

• Dragoeiro – Sangue-de-dragão: Abrange aplicações nas obrigações de cabeça, abô geral e banhos de purificação. Usa-se o suco como corante, e toda a planta, pilada, como adstringente.

ORAÇÃO Á SÃO JORGE


Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos tendo pés, não me alcancem; tendo mãos, não me peguem; tendo olhos não me vejam e nem em pensamentos eles possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar. Jesus cristo me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e deus com sua divina misericórdia e grande poder seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos. Glorioso São Jorge, em nome de deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do divino espírito santo.


Ewá

Ewá é o Orixá da beleza e dos mistérios, senhora do céu estrelado, rainha do cosmo. Hábil caçadora, Ewá está relacionada à mata, à água,e ao ar, é a deusa dos rios e lagos, do céu cor-de-rosa, das florestas inexploradas. Ewá está nos lugares que o homem não alcança, onde só a natureza e os deuses se manifestam. As virgens contam com sua proteção, e aliás, tudo o que é inexplorado conta com sua proteção: a mata virgem, as moças virgens, rios e lagos onde não se pode navegar ou nadar Ewá tem como símbolo um Ofá dourado,


Dia da Semana: Quarta-Feira
Cores: Branco, Marfim, Vermelho, Coral
Comida: Batata-da-Terra cozida com azeite doce
Saudação: Hi Ho Ewá!



Domínio: Ilhas, penínsulas
















Nenhum comentário: